Presidente eleita da Associação e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, detalha importância da reunião entre gestores municipais e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto
Prefeitos e prefeitas que atuam na região dos Campos Gerais participaram na manhã desta terça-feira (14) de uma reunião junto ao Governo do Estado. O encontro colocou em pauta o funcionamento e a implementação de melhorias no Hospital Regional de Telêmaco Borba. Na oportunidade, os gestores municipais dialogaram com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, sobre estratégias voltadas à eficiência do atendimento à população.
A presidente eleita da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, detalhou a importância da reunião para o desenvolvimento da saúde regional e exaltou a união entre os municípios. “Juntos, discutimos o funcionamento do Hospital Regional de Telêmaco Borba e as melhorias que podemos implementar para garantir um atendimento mais eficiente e humanizado à nossa população, especialmente um Plano de Ação para Linha de Cuidado Integral à Saúde da Mulher e Atenção Materno Infantil. A saúde é uma prioridade, e continuaremos trabalhando em parceria para fortalecer nossos serviços”, apontou.
A gestora também reforçou o compromisso da nova diretoria da Associação com o desenvolvimento dos Campos Gerais. “Uma das principais bandeiras da nossa equipe já começou a ser debatida: o pleno funcionamento do Hospital de Telêmaco, incluindo cirurgias eletivas, maternidade de baixo, médio e alto risco, e pediatria. A melhoria do atendimento é uma demanda dos municípios e, acima de tudo, da nossa população. Agradecemos o secretário Beto Preto e também ao Governo do Estado por estarem atentos à realidade dos Campos Gerais”, disse.
APOIO PARA AS CIDADES
A secretária eleita da AMCG e prefeita de Telêmaco Borba, Rita Araújo, também participou da reunião e avaliou a relevância do debate para o setor de saúde. “Tivemos um diálogo muito produtivo para as cidades da 21ª Regional e de outras regionais de saúde também. Ter o uso efetivo e abrangente do nosso Hospital, atendendo a cidade de Telêmaco Borba e os demais municípios, é um sonho que já alimentamos há muito tempo. Sem dúvidas, poderemos ter um grande salto na região no que diz respeito ao atendimento materno-infantil”, concluiu.
Para o tesoureiro eleito da AMCG e prefeito de Tibagi, Rildo Leonardi, a pauta é extremamente importante para os municípios atendidos pela 21ª Regional. “Tivemos a oportunidade de participar dessa reunião, através da AMCG, e solicitar novos investimentos para o Hospital. São melhorias que chegariam para proporcionar um serviço de qualidade para a nossa população, garantindo também uma melhor cobertura para os municípios localizados no entorno de Telêmaco. Temos uma estrutura muito grande, que pode ser aproveitada da melhor maneira possível”, avaliou.
O prefeito de Reserva, Lucas Machado, também fez uma avaliação positiva do encontro. “A reunião foi muito boa. Discutimos o futuro do Hospital e quais caminhos poderão ser adotados. Foi discutido que poderemos ter apoio voltado a esse atendimento materno-infantil. Com essas atividades sendo realizadas, o Hospital Regional se tornará nossa referência para determinados tipos de procedimento. A proximidade ajudará muito a melhorar a qualidade e a agilidade dos serviços. Hoje, nossa referência é Campo Largo”, explicou.
Informações mais detalhadas serão divulgadas em breve pela Secretaria de Estado da Saúde. Também participaram do encontro realizado nesta terça-feira o vice-presidente eleito da AMCG e prefeito de Curiúva, Christiano Borges; e o prefeito de Ortigueira, Ary Mattos; além de demais gestores que atuam na área de saúde.
QUEM SOMOS
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social. A associação é composta por uma assembleia geral formada por prefeitos de municípios associados, existindo as ramificações que são entidades criadas a partir da AMCG, como os Consórcios de Saúde e SAMU dos Campos Gerais, direcionado aos assuntos da saúde. Além disso, a AMCG atua ativamente nas áreas do esporte, cultura e turismo, com seus Fóruns Permanentes de Secretários, propondo e executando projetos, sempre em prol do desenvolvimento regional.
Fonte: AMCG.