São Francisco de Sales superou na segunda-feira (1) a marca de 80 dias sem chuva e a estiagem já começa a preocupar não apenas as autoridades de saúde, por conta das doenças respiratórias, como também os responsáveis pelo abastecimento de água, não apenas na cidade como em toda a região. De acordo com informações, a última vez que choveu em São Francisco de Sales foi no dia 9 de abril, e foram menos de 20 milímetros de precipitação. Para se ter uma ideia, nos anos anteriores, foram registrados índices de chuva muito superiores nos meses de abril, maio e junho. Em abril de 2023, por exemplo, mais de 100 milímetros de chuva caiu durante todo o mês.
A estiagem vem aumentando de maneira generalizada em todo o país. Segundo o Monitor de Secas, site vinculado à ANA (Agência Nacional das Águas), a região noroeste do Estado de São Paulo avançou do estágio de Seca Fraca para Seca Moderada.
Diante deste cenário, é fundamental que todos façam uso consciente da água.
Medidas simples como não lavar calçada, carro e evitar o desperdício de maneira geral são ações simples, que cada um de nós podemos adotar e que faz a diferença. Não sabemos até quando ficaremos sem chuva, então, precisamos fazer nossa parte para contribuir com essa crise hídrica que tanto já vem se falando e que temos visto aumentar a cada ano
A crise hídrica em decorrência da falta de chuvas, porém, não afeta apenas São Francisco de Sales. Prova disso é que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou o acionamento da bandeira tarifária amarela no mês de julho, pela primeira vez desde abril de 2022.
Texto e reportagem: Marcio Antônio