Pernambuco teve um salto no número de casos diagnosticados de Covid-19. Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), nas últimas seis semanas foram confirmados 645 casos leves.
Um detalhe chama a atenção: na Semana 47 foram 52 registros, enquanto na Semana 52 saltou para 218, o que significa um aumento de 282% nos últimos dois meses de 2024. Também houve 12 registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo especialista, o cenário levanta preocupação por conta de uma possível subnotificação. o infectologista Raphael dos Anjos alertou que muitas pessoas estão caindo na subnotificação, fato que impede a percepção real do problema de saúde pública.
"A gente fica bem preocupado. Esses números são bem reais e podemos dizer que tem muitas pessoas que desenvolvem doenças semelhantes, de quadros respiratórios, que não estão indo em busca do serviço de saúde. Portanto, temos ainda a observação de um quadro de subnotificação".
Questionado sobre o perigo que esse cenário de subnotificação pode gerar, o médico ressaltou que todo o investimento e demais ações são baseadas nos números oficiais. Sintomas persistentes
Durante a reta final de 2024, o Ministério da Saúde divulgou um estudo que apontou que 18,9% das pessoas com Covid-19 relatam sintomas persistentes. Entre os sinais mais relatados estão ansiedade, cansaço, dificuldade de concentração e perda de memória.
Mais de 28% da população brasileira, o equivalente a 60 milhões de pessoas, relatou ter sido infectada pela Covid-19. Segundo a pesquisa, os impactos da pandemia são grandes e duradouros, com acirramento de desigualdades históricas em saúde.