NO AR

Avozdaraposa@gmail.com

avozdaraposa.com.br

Política

Bloco de oposição na Alema permanece mesmo com saída de Ana do Gás

Publicada em 06/02/25 às 15:57h - 14 visualizações

por Avozdaraposa@gmail.com


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Avozdaraposa@gmail.com)

Setores da mídia digital maranhense vêm especulando desde o início da semana que o bloco Parlamento Forte – chamado de “bloco de oposição pelo governo Carlos Brandão (PSB) – estará dissolvido na Assembleia Legislativa se a deputada Ana do Gás confirmar o seu desligamento do PCdoB.

Mas isso não procede:

  • a formação de blocos parlamentares está prevista no Artigo 90 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa;
  • o § 3º deste artigo impede “bloco parlamentar que não alcançar o quociente partidário previsto no artigo 29 do RI”;
  • já o § 4º diz que “se a saída de uma bancada implicar na perda do quorum do parágrafo anterior, extingue-se o bloco”.  

É exatamente o termo estabelecido no parágrafo 4º o que garante a formação do blog, segundo seus criadores, uma vez que o enunciado nada falade “deputado”, mas de “bancada”. 

O bloco “Parlamento Forte”, formado por PCdoB e Solidariedade, tinha seis deputados, incluindo Ana do Gás, no momento do registro, na segunda-feira, 3, atendendo ao disposto no artigo 29 do Regimento Interno; se Ana do Gás deixar o PCdoB, o partido continua com seus parlamentares no bloco.

Ana do Gás não representa a “bancada” prevista no artigo 29.

“Tudo isso está conjugado com o Artigo 28 parágrafo 2º do próprio Regimento, que diz o seguinte: ‘as modificações numéricas que venham ocorrer na bancada dos partidos ou blocos, que importem na modificação da proporcionalidade partidária na composição das comissões, só prevalecerão a partir da sessão legislativa subsequente’; então, se alguém sair do partido e for para outro, tem que refazer a conta na divisão, mas só vale pra próxima sessão legislativa, exatamente par evitar este tipo de manobra”, explicou o deputado estadual Carlos Lula (PSB), que é consultor legislativo na própria Assembleia e responsável pela atualização do RI da Casa, na década passada. (Veja aqui a íntegra do Regimento)

Chama-se sessão legislativa o ano legislativo dos parlamentos, que, no caso da atual Assembleia iniciou-se na segunda-feira, 3, e vai até meados de dezembro.

Neste caso, o Bloco Parlamento Forte tem atuação garantida por todo 2025.

Esteja nele ou não a deputada Ana do Gás




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

98988360370

Visitas: 47982
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2025 - Avozdaraposa@gmail.com