(64) 9 9989 9911

NO AR

Voz do Brasil

Com Voz do Brasil

Brasil

Novo exame de sangue pode melhorar o diagnóstico do Alzheimer

Publicada em 19/05/22 às 16:11h - 88 visualizações

por Kativa FM \\ Agencia Radio 2.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Kativa FM \\)

Novo exame de sangue é capaz de detectar o Alzheimer com a identificação de importante marcador da doença. 

Problema que afeta 11% da população idosa, provoca perda de memória e dificuldade para realizar tarefas do dia a dia, tem relação com a degeneração do sistema nervoso central. 

Atualmente, o diagnóstico é feito por meio de avaliação clínica com investigação de sintomas e exames que detectam a presença de substâncias, entre elas, a proteína beta-amiloide, importante para o funcionamento cerebral. 

Em excesso, a proteína se deposita nos tecidos do cérebro e compromete o funcionamento, explicou o neurologista Rodrigo Carvalho à Folha de São Paulo. 

O exame lançado recentemente nos Estados Unidos e já oferecido no Brasil é feito por meio da coleta de sangue num processo tecnológico denominado espectrometria em massa. 

A técnica permite identificar pequenas quantidades da proteína beta-amiloide no sangue.  

A forma mais usual para auxiliar o diagnóstico é a partir da coleta de líquor da coluna vertebral, que concentra a substância marcadora da doença. 

Além de mais caro, o procedimento tem algumas contraindicações, por exemplo, para pacientes com processo infeccioso na pele ou problemas de coluna que dificultem a aplicação da agulha para extração do líquido. 

Os especialistas destacam que nem todo paciente necessita desse exame, já que o diagnóstico é feito por associação de sintomas e exames. 

Mas é de grande importância para tornar mais precisa a identificação da doença, às vezes, confundida com outros problemas provocados por neurodegeneração. 

Fonte: Radio 2.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO