NO AR

Madrugada Maranata

Com Ev. Gabriel Alves

Mundo

Israel ataca o Irã; explosões são ouvidas em Teerã

Publicada em 13/06/25 às 05:50h - 91 visualizações

por Rádio Maranata FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação )
A população de Teerã acordou com o som de explosões, e a televisão estatal iraniana confirmou o ataque.
Um oficial militar israelense afirmou que o país mirou instalações nucleares iranianas, sem identificá-las.

O responsável falou com jornalistas sob condição de anonimato para discutir a operação em andamento, que também tem como alvo instalações militares.

O preço do barril de petróleo Brent, referência no mercado internacional, disparou após o ataque, subindo quase 5% com a notícia.

O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, confirmou que o país realizou o ataque, mas não revelou qual foi o alvo.

"Após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, são esperados imediatamente ataques com mísseis e drones contra Israel e sua população civil", afirmou em comunicado.

A nota também informou que Katz "assinou uma ordem especial declarando estado de emergência na retaguarda".

"É essencial seguir as instruções do comando e das autoridades da defesa civil e permanecer em áreas protegidas", disse ele.

O Irã suspendeu hoje todos os voos no Aeroporto Internacional Imam Khomeini, o principal do país, localizado nos arredores de Teerã, segundo informou a televisão estatal iraniana.

O Irã já havia fechado seu espaço aéreo anteriormente, antes de lançar ataques contra Israel durante a guerra entre Israel e o movimento islâmico palestino Hamas.

O ataque ocorre em um momento em que as tensões atingem níveis críticos devido aos avanços do programa nuclear iraniano.

Na quinta-feira, o Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atômica censurou o Irã, pela primeira vez em 20 anos, por não cooperar com os seus inspetores.

O Irã reagiu imediatamente, anunciando que irá instalar uma terceira unidade de enriquecimento de urânio no país e substituir algumas centrífugas por modelos mais avançados.

Israel vem alertando há anos que não permitirá que o Irã desenvolva uma arma nuclear — algo que Teerã insiste não ter intenção de fazer, embora autoridades locais já tenham dito diversas vezes que poderiam construí-las.

Os Estados Unidos já haviam retirado alguns diplomatas da capital do vizinho Iraque e ofereceram retirada voluntária às famílias de militares americanos destacados no Oriente Médio.

A Casa Branca ainda não comentou os ataques realizados por Israel.

Quando as explosões começaram em Teerã, o presidente americano, Donald Trump, estava no gramado da Casa Branca conversando com membros do Congresso.

Não ficou claro se ele foi informado na hora, mas Trump continuou a cumprimentar pessoas e posar para fotos por vários minutos.

Trump já havia dito anteriormente que pediu ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que adiasse qualquer ação enquanto o governo de Washington negocia com o Irã.

"Enquanto eu achar que há chance de um acordo, não quero que eles ajam, porque acho que isso arruinaria tudo", disse Trump aos jornalista



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2025 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!