(43)988612351

NO AR

Som do Céu

radiopentecostes.com

Brasil

PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVO BISPO DA DIOCESE DE AMARGOSA, NA BAHIA

O Papa Francisco nomeou o novo bispo da diocese de Amargosa, na Bahia, vacante desde agosto de 2021. Trata-se do cônego Juraci Gomes de Oliveira, atualmente vigário geral da arquidiocese de São Salvador da Bahia. A Presidência da CNBB enviou saudação

Publicada em 31/05/23 às 09:17h - 35 visualizações

por CNBB


Compartilhe
 

Link da Notícia:

PAPA FRANCISCO NOMEIA NOVO BISPO DA DIOCESE DE AMARGOSA, NA BAHIA  (Foto: CNBB )

O Papa Francisco nomeou o novo bispo da diocese de Amargosa, na Bahia, vacante desde agosto de 2021. Trata-se do cônego Juraci Gomes de Oliveira, atualmente vigário geral da arquidiocese de São Salvador da Bahia. A Presidência da CNBB enviou saudação ao novo bispo eleito.

Biografia

Cônego Juraci Gomes de Oliveira é filho de Vicente Gomes de Oliveira e Rita Maria de Alencar. Nasceu no dia 19 de agosto de 1956, em Catolé do Rocha, na Paraíba. Ingressou no Seminário dos Capuchinhos em Maceió (AL), onde concluiu o Ensino Médio. Depois, foi transferido para Natal (RN) e, mais tarde, para Recife (PE), onde cursou Filosofia e Teologia. A formação teológica foi concluída fora do seminário. Em 1987, retornou ao seminário, ingressando na Sociedade Joseleitos de Cristo, na cidade de Tucano (BA).

A ordenação diaconal foi em 12 de agosto de 1990 por dom Mário Zanetta, então bispo de Paulo Afonso (BA). A ordenação presbiteral foi no mesmo ano, em 3 de novembro, na Igreja Matriz da paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Tucano, pelas mãos de dom Jackson Berenguer Prado, bispo emérito de Paulo Afonso.

Padre Juraci é bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia, e tem especialização em Espiritualidade Bíblica e mestrado em Teologia do Matrimônio e Família.

O ministério sacerdotal foi exercido na arquidiocese de Salvador, após a exclaustração da Sociedade dos Joseleitos de Cristo, em dezembro de 1991, e a incardinação na arquidiocese Primaz do Brasil. Na capital baiana, foi pároco, administrador paroquial, capelão, orientador espiritual do Seminário Central da Bahia, assistente eclesiástico para a Renovação Carismática e o Grupo de Oração Terço dos Homens, vigário forâneo e vigário episcopal. Antes do sacerdócio, atuou na área da educação, no Pernambuco. Também foi professor de Teologia na Universidade Católica de Salvador e na Faculdade São Bento, em Salvador.

Atualmente, exerce as funções de vigário geral, moderador da Cúria Metropolitana, membro do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores, diretor administrativo da Ação Social Arquidiocesana, cepalão da Igreja da Sagrada Família (Igreja a Cúria), orientador espiritual do Seminário Central da Bahia e membro da Equipe Financeira da Cúria metropolitana.

 

Saudação da CNBB ao Monsenhor Juraci Gomes de Oliveira

 

Estimado Monsenhor Juraci Gomes de Oliveira,

A notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Amargosa é sinal de alegria para nossa Conferência e, de forma especial, para o rebanho da Diocese de Amargosa, que aguardava na esperança a designação de seu novo bispo.

Neste dia da Festa da Visitação de Nossa Senhora, possa o exemplo de Maria, que “levantou-se e partiu apressadamente” (cf. Lc 1, 39), ser motivador para sua missão, como nos ensina o Papa Francisco: Maria “levanta-se e põe-se em movimento, porque tem a certeza de que os planos de Deus são o melhor projeto possível para a sua vida”.

Rogamos a proteção de Nossa Senhora Aparecida para seu ministério episcopal.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Bispo de Garanhuns (PE)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Entre em contato conosco pelo whatsapp

(43) 988612351

Visitas: 380006
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - RADIO E TV PENTECOSTES - Seja um Patrocinador desta Obra de Evangelização entre em contato conosco 43-988612351
Converse conosco pelo Whatsapp!