Seja bem vindo ao nosso site TV8 RO - tv8ro.com.br.

TV8 RO
CABEÇALHO #prevençãosalvavidas
Brasil

PL entra com representação no TSE por “mau funcionamento” de 52% das urnas

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, entrou com representação nesta terça-feira (22), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Publicada em 22/11/22 às 21:01h - 25 visualizações

por eshoje.com.br


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Pedro Rafael Vilela/Agência Brasil)

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, entrou com representação nesta terça-feira (22), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), questionando os votos computados nas urnas modelos 2009 a 2015, ou seja, antes de 2020, por “mau funcionamento”.

O PL contratou uma auditória particular, feita pelo Instituto Voto Legal. Segundo Neto, o estudo técnico é assinado pelo engenheiro Carlos Rocha. “O relatório não expressa a opinião do Partido Liberal, mas é um estudo feito por especialistas graduados nas universidades respeitados do mundo e, que no nosso entendimento, deve ser analisado por especialistas do TSE”, disse o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto.

O próprio Carlos Rocha disse que, este ano, houve um avanço muito grande liderado pelo TSE no que diz respeito a transparência eleitoral, com a criação da Comissão da Transparência Eleitoral e o Observatório de Transparência Eleitoral. E que, inclusive, ele e o PL estiveram presentes numa primeira reunião, feita no dia 1º de agosto.

“Naquele momento, recebemos vários documentos sendo que um deles, muito bem feito, é o glossário das eleições informatizadas de 2022. Nesse documento estão descritas as funções dos diferentes arquivos gerados pela urna eletrônica. E, agora, logo após o final do segundo turno, no dia seguinte, o TSE numa ação de transparência extremamente positiva, de forma pioneiras, publicou os três arquivos no Portal de resultados do TSE”.

Entre esses arquivos, está o log da urna, um tipo de diário de todas as urnas que registra tudo, desde a preparação até o final do segundo turno, “um elemento importante de auditoras, partidos políticos  entendidas fiscalizadores”, disse Rocha.

Esses arquivos do log de urna foram analisados por uma plataforma inteligente de dados e planilhas excel, construindo duas grandes bases de dados. São gerados milhares de números, mas, em algumas linhas, só havia um número, “inválido e fora da faixa de numeração”, afirmou Neto.

“Buscamos diversas formas de encontrar mais informações, mas infelizmente, ficou constatado nesse trabalho de equipe técnica dois comportamentos diferentes, o das urnas novas, e o dos modelos UE2020”.

Nessas urnas, chamadas por ele de “antigas”, que representam 52% do total, havia esse número inválido na quarto coluna do log, o que seria um indício “muito forte de problema”, afirmou Neto.

O engenheiro ainda citou urnas que travaram e precisaram ser religadas no meio do período de votação. “Isso não seria um problema, se não tivesse ocorrido violação do sigilo do ato de votar. Quando a urna trava, e isso aconteceu em diversos momento durante a votação do eleitor, registra no log uma linha de atividade com a mensagem de erro, mas que expõe os dados pessoais dos eleitores, seja o nome completo ou número do título. Esse é um ponto muito sensível porque o sigilo do direito de votar é direito constitucional”.

O advogado Marcelo Bessa, afirmou que, o relatório gerado apontou “inconsistência” nas urnas fabricadas antes de 2020 e, que pela auditória, Bolsonaro teve 51% e Lula 48,95% dos votos. Ele pediu verificação da existência de mau funcionamento, com aplicação das consequências legais necessárias.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, já respondeu a representação, pedindo que o PL apresente, em 24h, dados referentes ao primeiro turno das eleições. Segundo o ministro, as urnas citadas pelo PL também foram usadas na votação de 2 de outubro.

38º BI

O cabeleireiro Dirceu Paigel, que está na porta do 38º BI, na Prainha de Vila Velha, junto com outros apoiadores, disse que as manifestações contra os resultados da eleições presidenciais de 2022 irão continuar nos próximos dias.

Desde o dia 2 de novembro, os manifestantes estão acampados na porta do 38º BI. “Acredito que houve fraude nas urnas desde o inicio de todo o processo eleitoral. Não falo em nome de todos os ocupantes, mas posso garantir que todas as famílias e protestantes presentes aqui, nesse momento, estão lutando pela liberdade e opondo totalmente a censura do Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirmou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV8 RO
Visitas: 49883   Usuários Online: 11
Nosso Whatsapp (69) 9 9223-0917
Copyright (c) 2023 - TV8 RO

Seja bem vindo ao nosso site TV8 RO - tv8ro.com.br!

Converse conosco pelo Whatsapp!