O etíope Yomif Kejelcha quebrou o recorde mundial da meia maratona* na Medio Maratón de Valencia Trinidad Alfonso Zurique no domingo (27), marcando 57h30 na corrida de rua World Athletics Gold Label .
Em sua sexta aparição na distância, o recordista mundial indoor de 27 anos saiu atrás dos marcadores de ritmo antes de assumir o comando da corrida pouco antes do terceiro quilômetro. Daí em diante, ele começou a correr a um ritmo de 2:43/km em busca do recorde mundial.
O bicampeão mundial indoor percorreu 5km em 13:38, 10km em 27:12 e 15km em 40:56. Foi nesse ponto que ele conseguiu uma quebra dos quenianos Daniel Mateiko e Isaia Kipkoech Lasoi para garantir a vitória, tirando um segundo do recorde mundial estabelecido por Jacob Kiplimo em Lisboa há três anos.
O recorde mundial parecia estar ameaçado durante a maior parte da corrida feminina, com Agnes Ngetich passando pelos 10 km em 29:18. Mas o ritmo da queniana caiu um pouco na segunda metade e ela finalmente cruzou a linha em 1:03:03 – a segunda performance mais rápida da história – no que foi sua estreia na distância.