Seja bem vindo ao nosso site TV SUL DE MINAS - tvsuldeminas.com.br.

TV SUL DE MINAS
Banner Cabecalho central 450x80
Brasil

IFSULDEMINAS OFERECE CURSOS GRATUITOS PARA 2023

As oportunidades são para 44 cursos técnicos e 39 superiores

Publicada em 16/09/22 às 13:44h - 40 visualizações

por ASCOM IF Sul de Minas


Compartilhe
   

Link da Notícia:

IFSULDEMINAS OFERECE CURSOS GRATUITOS PARA 2023

As oportunidades são para 44 cursos técnicos e 39 superiores

 

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está com 3.565 vagas abertas para ingresso de novos alunos em cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio e em cursos superiores. As aulas começam no início de 2023 e todos os cursos são de graça!

As oportunidades são para 44 cursos técnicos e 39 superiores oferecidos em todas as oito unidades da instituição de ensino (Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações); além de uma especialização técnica no Campus Poços de Caldas

Inscrição

O período de inscrição no processo seletivo vai de 12 de setembro a 11 de novembro. Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores, no valor de R$ 40,00, e para a seleção dos cursos técnicos integrados, que custará R$ 20,00. Para todos os cursos subsequentes, não haverá cobrança da taxa de inscrição.

Podem pedir para não pagar a taxa de inscrição os candidatos que tiverem renda familiar por pessoa da família igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiverem concluído o Ensino Fundamental (no caso dos alunos que irão ingressar no ensino técnico integrado) ou o Ensino Médio (no caso dos ingressantes em cursos de graduação) em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. Além de cumprir esses requisitos, para pedir a isenção, o candidato deverá preencher um formulário.

Seleção

A seleção para os cursos de nível técnico integrado será por meio de prova presencial (no dia 11/12) com questões de Português e de Matemática. Já para os cursos subsequentes, a forma de seleção será a análise de histórico escolar. Para o Ensino Superior, o candidato poderá optar entre realizar uma prova presencial (no dia 11/12) ou usar a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo as edições de 2015 a 2021 (há vagas disponibilizadas pelo SiSU, que serão ofertadas em edital próprio).

Ações Afirmativas

Metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).

Para ocupar qualquer uma das vagas reservadas, o candidato precisará comprovar que atende aos requisitos obrigatórios de cada uma das modalidades de ação afirmativa, como: escolaridade, renda e deficiência. Essa comprovação deverá ser feita no momento da matrícula por meio da apresentação de documentação específica. Além disso, os candidatos autodeclarados negros, pardos ou indígenas serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar. 

Mais informações no site da Instituição neste LINK

Participação ativa Renato Henrique Jornalista




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Maria das Graças Pereira Rodrigues

23/10/2022 - 14:36:32

Excelente! Precisamos de capacitação para os jovens! Gostaria de informações referente aos cursos. Obrigada.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV SUL DE MINAS
Visitas: 68097   Usuários Online: 6
Nosso Whatsapp 35988788045
Copyright (c) 2022 - TV SUL DE MINAS - RUA DOS CAETES 40 PASSOS MG (35)3521-8045 / 98878-8045

Seja bem vindo ao nosso site TV SUL DE MINAS - tvsuldeminas.com.br!