Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (64) 9 9994-9893

Encontre o que deseja

NO AR

SELEÇÃO RADIO87FM

    Brasil

Prefeituras receberam mais de R$ 5 bilhões do FPM nesta sexta-feira (9).

Publicada em 09/06/23 as 17:57h por TANOIBOPE / RÁDIO 87,9FM (MINEIROS-GO) - 43 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: brasil61.com)

As prefeituras de todo o Brasil receberam, nesta sexta-feira (9), um total de R$ 5 bilhões, 101 milhões, 467 mil 697 reais 53 centavos, referente aos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). 


O valor dos repasses neste primeiro decêndio de junho revela uma queda de 30%, em relação com o primeiro decêndio de maio. 


O FPM é fundamental para a maioria dos municípios brasileiros, principalmente os menores e mais pobres, que dependem deste dinheiro para pagar contas fundamentais como a folha de funcionários, além de serviços de saúde e outras despesas prioritárias. 

Os recursos são descontados de impostos arrecadados pelo governo federal e são repassados às prefeituras a cada dez dias do mês (por isso o nome de “decêndio”).

Importância

O FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios. Conforme dados da CNM (Confederação Nacional de Municípios), o Fundo é a maior fonte de recursos para cerca de 60% das prefeituras de todo o Brasil. Quando cai a arrecadação, a maioria dos gestores municipais enfrenta grandes dificuldades para manter as contas em dia. 

Prefeituras bloqueadas

Conforme pesquisa no site do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), os municípios abaixo estão impedidos de receber repasses do FPM. Para resolver a situação ou obter maiores esclarecimentos, seus representantes devem encaminhar-se ao órgão responsável da sua região para regularização e desbloqueio:

  •  Bacabeira (MA)
  •  Bicas (MG)
  •  Capivari do Sul (RS)
  •  Carmópolis (SE)
  •  Congonhas (MG)
  •  Fátima (BA)
  •  Ilhota (SC)
  •  Lagoa da Prata (MG)
  •  Nazária (PI)
  •  Palmeira das Missões (RS)
  •  Pedrinhas (SE)
  •  Três Barras (SC)

Como funciona

O FPM é um fundo que representa 22,5% da arrecadação da União com os valores recebidos pela Receita Federal do Imposto de Renda e o IPI. São três transferências de recursos por mês, feitas a cada dez dias (por isso o nome “decêndio”). Se a data cair no sábado, domingo ou feriado, o repasse é antecipado para o primeiro dia útil anterior. O dinheiro das prefeituras é creditado pelo Banco do Brasil. 

Os percentuais de participação de cada município são calculados anualmente pelo TCU, de acordo com o número de habitantes de cada cidade e a renda per capita dos estados. Os municípios são divididos em três categorias: capitais, interior e reserva. As capitais dos estados e Brasília recebem 10% do FPM. 



Fonte: Brasil 61

Da Redação TANOIBOPE/RADIO 87,9FM.

Acesse http://www.tanoibope.com.br (APERTE O PLAY E AUMENTE O VOLUME).


SIGA @fmradio87.9mineirosgo  @valdemar.vereador

https://www.facebook.com/radio87mineiros







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (64) 9 9994-9893

Visitas: 556944 | Usuários Online: 4

CopyRight ® - Tanoibope Comunicação e Eventos – Seu Portal de Notícias RADIO WEB. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!