Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (64) 9 9654-8893

Encontre o que deseja

NO AR

PROGRAMA VAN DE OLIVEIRA

    Brasil

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determina para não cortar ENERGIA ELÉTRICA até o meio do ano. Em Mineiros também não se corta serviços básicos.

Publicada em 30/03/21 as 10:29h por TANOIBOPE / RÁDIO 87,9FM (MINEIROS-GO) - 51 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: DM.com.br)

Está proibido o corte de energia elétrica de famílias de baixa renda por falta de pagamento até o dia 30 de junho de 2021. A decisão, do último dia 26 de março, é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A medida vale para os consumidores de baixa renda cadastrados na Tarifa Social e também contempla unidades de saúde, como hospitais e centros de armazenamento de vacinais, além de locais que abriguem equipamentos essenciais à vida.

A Aneel também proibiu o cancelamento da tarifa social de quem atualmente tem o benefício. A medida ocorre em razão do agravamento da crise provocada pela segunda onda da pandemia da Covid-19, que já deixou mais de 300 mil mortos no Brasil.

A tarifa social é uma política pública que concede descontos na conta de luz para as famílias de baixa renda. Com ela, o consumidor recebe um abatimento mensal na conta de luz que varia de acordo com a tabela de consumo. Têm direito ao desconto as famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, ou famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento – nesse caso, com renda mensal de até três salários-mínimos. Também têm direito as famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada.

É importante destacar que a decisão da Aneel não isenta os consumidores do pagamento pelo serviço de energia elétrica, mas tem como objetivo garantir a continuidade do fornecimento àqueles que, neste momento de pandemia, não têm condições de pagar a conta.

Outra medida importante para as famílias de baixa renda é a manutenção dos descontos tarifários, considerando a suspensão das ações de averiguação e de revisão cadastral do Cadastro Único pelo Ministério da Cidadania.

Outro ponto que beneficia todos os consumidores e as distribuidoras é a suspensão do prazo para o corte de energia de faturas antigas. Com isso, os consumidores passam a dispor de mais tempo para quitar suas contas e as distribuidoras podem direcionar equipes para atividades mais prioritárias.

Saneago suspende corte de fornecimento de água para famílias de baixa renda

Alinhada às recomendações do Governo de Goiás, a Saneago informa que, desde 19 de março de 2020, suspendeu a interrupção do fornecimento de água às famílias da categoria Residencial Social. A empresa compromete-se a manter esta medida durante o período crítico da pandemia causada pela Covid-19.

Além disso, a Saneago está desenvolvendo estudo técnico para ampliar essa abrangência e atender, além da Tarifa Social, um conjunto de famílias de baixa renda, de modo a não interromper o fornecimento de água por possível inadimplência no pagamento das faturas.

 

Aqui em Mineiros-GO, o prefeito Aleomar O.Rezende determinou ao SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, que não corte o fornecimento até que perdure a pandemia por covid-19.

Da Redação

Fonte: dm.noticias






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (64) 9 9654-8893

Visitas: 155432 | Usuários Online: 55

CopyRight ® - Tanoibope – Seu Portal de Notícias. - Todos os direitos reservados