031 9 8812-2519

NO AR

COM BRASIL

Com TV,S COMUNITÁRIAS DO BRASIL

Brasil

Projeto Cine Instrumental une a experiência do cinema de Chaplin com música de orquestra em Timóteo

Publicada em 15/06/22 às 10:26h - 17 visualizações

por Mariana Gonçalves


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Em homenagem aos cem anos do longa “O Garoto”, sessão terá trilha tocada ao vivo  (Foto: Divulgação - Chaplin Estudios)

A magia do cinema encanta o público desde o fim do século 19 e as suas primeiras projeções, quando ainda estávamos na era do cinema mudo. Com o objetivo de proporcionar essa experiência a novos públicos, o projeto Cine Instrumental chega a Timóteo celebrando o centenário do filme O Garoto, primeiro longa de Charles Chaplin. A sessão será acompanhada de uma releitura da trilha sonora, executada pela Orquestra Escola Criarte. 

O evento será no dia 19 de junho, às 19 horas, na Praça 1º de Maio (Centro).  A programação é gratuita e haverá distribuição de pipoca para o público presente.

Além do cinema, durante o dia, será realizada uma oficina de audiovisual, também gratuita. 

O Garoto – o primeiro longa daquele que viria a ser o rei do cinema mudo, é inspirado na própria infância de Charles Chaplin. Um bebê abandonado numa limusine e, após o roubo do carro, vai parar numa lata de lixo. É encontrado por Carlitos, que passa a cuidar dele, virando seu pai. Após alguns anos, a mãe arrependida tenta resgatar seu filho. O longa, desde sua estreia, em 6 de fevereiro de 1921, é sucesso mundial. O filme já trazia um Chaplin com chapéu coco, bengala e seu bigode marcante. Além de ator e diretor do filme, Charles Chaplin também compôs sua trilha sonora original.

O áudio dessa trilha marcante será feito, ao vivo, por alunos e professores da Orquestra Escola Criarte, que acompanhará cada sessão. Há 20 anos, a ONG transforma a vida de jovens e adultos através da arte, oferecendo oportunidade à população de aprender música com foco em instrumentos de orquestra.

Oficinas – será realizada uma oficina de Introdução ao Audiovisual, que abordará aspectos que vão desde a pré-produção, realização de produtos audiovisuais e análise de trabalhos. A oficina é gratuita, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas através da prefeitura.

Respeitando os protocolos de saúde pública vigentes em função da pandemia da Covid-19, haverá distribuição de álcool em gel e com distanciamento entre as cadeiras para o público presente.

O Cine Instrumental e uma ação do Coletivo Noite de Cinema, que realiza ações de audiovisual nas periferias da região metropolitana e estado de Minas Gerais. Ao longo dos últimos dez anos, foram mais de 40 mil expectadores em sessões e ações realizadas pelo Coletivo. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Vallourec e apoio da Prefeitura de Timóteo.

Projeto Cine Instrumental – Exibição do filme O Garoto

19/06 – Timóteo

19h – Praça 1º de Maio (Centro)



Créditos: Mariana Gonçalves

Foto:        Divulgação - Chaplin Estudios










ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








FALE CONOSCO

(31) 9 8812-2519

Copyright (c) 2022 - tvcaravelas - DESCOBRINDO UM NOVO JEITO DE FAZER TELEVISÃO